top of page
Buscar

Como está a sua relação com o dinheiro?

Dinheiro desempenha um enorme papel na nossa vida. Você já se perguntou como é a sua relação com dinheiro? Como você pensa sobre isso, e quais as associações e emoções estão presentes na hora de fazer as suas escolhas financeiras?

A maneira com que você foi criado/educado, a família, a religião, os amigos e país de origem, tudo isso combinado, “junto e misturado” te transformaram no que você é hoje, e no modo como vê e lida com o dinheiro.




Já parou para pensar que muitos conceitos que carregamos a vida inteira são resultados de uma opinião formada, que as vezes não paramos para questionar, pois “estamos acostumados”; tornou-se normal, fazemos sem pensar.

Quando nos é perguntado por que temos determinadas atitudes, a resposta mais frequente é: não sei aprendi assim.

Ha algumas semanas, participei de um workshop extremamente interessante, sobre dinheiro e prosperidade.

E uma das perguntas foi: quais as frases sobre dinheiro que você mais ouvia quando era criança? Quase como unanimidade as frases mais ouvidas eram  de cunho negativo. 

O objetivo do workshop era justamente quebrar essas barreiras que impedem a pessoa de prosperar e ter uma relação harmônica com o dinheiro.

Mudanças para 2020

O Brasil vem despertando para a educação financeira. O assunto que tem sido muito questionado nas redes sociais, começa a criar forma. A partir de 2020 a educação financeira nas escolas do Brasil será matéria obrigatória. O que me deixa cheia de esperança, pois como professora de formação, acredito que 

educação sempre é a solução. Esse o primeiro passo no combate a inadimplência e endividamento.

Aqui nas escolas holandesas, temos a semana do dinheiro que nesse ano acontecerá entre os dias 23 e 27 de março. O objetivo é fazer com que as crianças aprendam a conhecer o dinheiro e quando adultas serem capazes de tomar decisões conscientes. Vale ressaltar que nas escolas não existe uma matéria específica sobre educação financeira. 



Seu dinheiro e as suas escolhas

Depois de tantos anos repetindo a forma de pensar dos outros, é hora de parar e questionar o que te faz bem. 


Suas atitudes combinam com a pessoa que você é hoje, ou você ainda as toma, baseada apenas na maneira como lhe foi dito que deveria ser? 

Você está feliz com essa relação? 

Você e seu dinheiro tem um caso de amor ou já estão partindo para o divórcio? 


Hoje a nossa coluna está cheia de perguntas, não é? Mas esse realmente é objetivo. Te fazer pensar e questionar.


As pessoas com quem você convive, também têm enorme influência sobre quem você é. Lembra quando em outro artigo (o consumismo, os jovens e as dívidas) falei sobre todos que querem fazer parte de uma grupo? Isso não é uma crítica, é um fato. Todos queremos pertencer a um determinado grupo, sermos  reconhecidos e valorizados. Seja na maneira de vestir, nível sócio cultural ou estilo de vida. Tudo isso afeta você, positiva ou negativamente.


Aproveite que estamos começando um novo ano, escreva uma carta para você mesmo, coloque no papel como é a sua relação com o seu dinheiro e como gostaria que fosse, pois todos somos únicos e temos uma maneira particular de lidar com dinheiro. 

Se você não está feliz, com a sua relação. Mude!!!

Você é o único que pode alterar essa história.

Commentaires


bottom of page